top of page

Quilombos de Itacaré

Itacaré possui oito comunidades quilombolas certificadas pela Fundação Cultural Palmares, com diversas outras em processo de certificação.

O elevado número de comunidades quilombolas no município se deve, entre outros fatores, ao fato de Itacaré ter sido um dos principais pontos de desembarque e comércio de pessoas escravizadas na Bahia, em razão de sua localização estratégica na foz do Rio de Contas.

Muitas embarcações naufragavam, levando sobreviventes a se refugiarem nas matas e se organizarem em diversos quilombos. Esses quilombos preservaram tradições, modos de vida e práticas culturais que são fundamentais para a memória e identidade local.

Foto aérea da comunidade quilombola do Fojo, onde é possível ver as áreas verdes, as casinhas dispersas e o rio ao alto da foto.
Foto mostra uma área urbana, com uma rua tendo ao centro uma praça com brinquedos infantis coloridos e, ao fundo, casas geminadas.
Foto aérea da comunidade quilombola do Porto de Trás, com carcaterísticas urbanas, como casinhas grudadas ou muito próximas, uma rua de paralelepípedo e o rio ao alto da foto.
Foto mostra a cozinha comunitária da comunidade, que é uma estrutura de madeira aberta, com telhado de palha, em uma área verde. Há algumas pessoas sentadas dentro, conversando.
Foto de 13 pessoas negras, lado a lado, em uma área verde, com árvores ao fundo, e segurando uma placa onde se lê "Associação Quilombola João Rodrigues. Itacaré - Bahia - Brasil".
Foto de uma rua de terra, tendo ao lado direito, em destaque, a parte da frente de uma casa de madeira e, na esquerda, mais ao fundo, uma outra casa de madeira, além de árvores e área verde em volta.
Foto mostra uma casa feita de blocos, com algumas partes rebocadas, no meio da mata, com diversas árvores ao fundo. Ainda tem uma moto, diversos blocos espalhados pelo entorno da casa e outros objetos.
Foto mostra uma estrada de terra subindo cercado de árvores e plantas. No lado esquerdo, canto inferior, é possível ver um trecho de rio. E no centro, ao fundo, uma casa de alvenaria pouco rebocada.
Banner com as logomarcas de apoio da Secretaria de Cultura de Itacaré e Apoio financeiro do governo da Bahia, da PNAB e do governo federal.
bottom of page