top of page

Exposição

Foto mostra o banner de divulgação da exposição na Orla de Itacaré, com barcos e o rio ao fundo. No banner, afixado em estrutura de madeira, tem a logomarca da exposição, a foto de duas pessoas idosas negras e o texto "Homenageamos Mãe Julia e Seu Nengo, símbolos da ancestralidade quilombola de Itacaré, que nos deixaram recentemente."

Resistência e História Quilombola: Retratos das Raízes Ancestrais de Itacaré/BA é uma exposição fotográfica produzida pela fotógrafa Maria Amália Martin que transforma a Orla do município do litoral sul baiano em um território de memória viva.

A mostra reúne 40 retratos das pessoas mais velhas de comunidades quilombolas. São homens e mulheres reconhecidas como guardiãs da história, dos saberes e das tradições que sustentam as raízes de Itacaré.

A seleção dessas pessoas retratadas foi realizada pelas próprias associações quilombolas, assegurando legitimidade à representação cultural e fortalecendo o protagonismo comunitário como princípio central do projeto.

Ancestralidade

A exposição marca a celebração do Dia da Consciência Negra, data simbólica de afirmação da resistência e da luta do povo negro no Brasil e ocupa a Orla de Itacaré - um dos espaços mais visitados da cidade - com arte, presença e ancestralidade.

Ao circular entre os retratos, a população de Itacaré e as pessoas de todo o país e do exterior que visitam o famoso ponto turístico brasileiro são convidadas a reconhecer a força dessas histórias. Elas estão vivas na luta, na fé, no trabalho e nos vínculos comunitários que atravessam gerações e que constituem a base da história e da identidade cultural de nossa cidade.

As fotos podem ser visitadas gratuitamente entre 20 de novembro de 2025 e 5 de fevereiro de 2026.

Acesso ampliado

Cada retrato tem um QR Code que direciona o público para conteúdos complementares e amplia a experiência:​

 

  • Audiodescrição dos retratos

  • Informações sobre cada pessoa retratada

  • Registros audiovisuais

  • Conteúdos sobre as comunidades quilombolas da cidade

Todo esse material compõe o acervo digital público disponível neste site oficial, que funciona como uma plataforma permanente de memória, pesquisa e preservação do patrimônio cultural de Itacaré.
 

Explore as páginas, navegue pelos retratos e conheça mais sobre cada pessoa e cada comunidade.

 

Como parte das ações de mobilização e sensibilização, ainda estão sendo distribuídos 5 mil cartões postais impressos em papel reciclado, disponíveis nos equipamentos turísticos e culturais de Itacaré — um gesto que alia práticas sustentáveis à valorização da memória e da identidade quilombola.

Exposição nas escolas

Foto mostra uma parede com fotos da exposição afixadas em lambe-lambe, com um menino passando uma mão de cola com um picel e uma menina olhando.

A mostra também chega às escolas do município, ganhando formato lambe-lambe para ocupar paredes, pátios e áreas de convivência. São cinco escolas quilombolas, além de uma escola de Ensino Fundamental II na sede da cidade e uma escola estadual de Ensino Médio no distrito de Taboquinhas, ampliando o acesso e valorizando cada território.


Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e com o envolvimento das equipes pedagógicas, estudantes participam da oficina de colagem das imagens, vivendo uma experiência de criação, pertencimento e reconhecimento de suas próprias raízes.


A presença das pessoas mais velhas retratadas torna esses momentos ainda mais especiais: elas conversam com crianças e jovens, compartilham lembranças e fortalecem o diálogo entre gerações.


Assim, a escola se afirma como um território de cultura, memória e identidade quilombola, onde história, educação e ancestralidade se encontram.

Veja como foi na galeria a seguir:

Devolutiva simbólica

Como gesto de cuidado ético e afetivo, cada pessoa retratada recebe seu retrato emoldurado. O projeto reconhece a importância dessas vidas, agradece pela permissão e pela entrega e reforça os vínculos com as comunidades participantes.

A exposição Resistência e História Quilombola: Retratos das Raízes Ancestrais de Itacaré/BA foi contemplada nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia e conta com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura - Governo Federal. E ainda tem apoio institucional da Secretaria Municipal de Cultura e da Prefeitura de Itacaré.

Banner com as logomarcas de apoio da Secretaria de Cultura de Itacaré e Apoio financeiro do governo da Bahia, da PNAB e do governo federal.
bottom of page